Um crescente corpo de pesquisas tem se concentrado em métodos alternativos para abordar as dificuldades de aprendizagem em estudantes nos primeiros anos escolares. “Self-perception of Students About the Practice of Exergames in the School Environment and Possible Influences on Their Learning Skills: A Preliminary Study“, um artigo recente, dos pesquisadores Veronica T. Coacci, Fabrício Bruno Cardoso, Lucianara Braga e Alfred Sholl-Franco, traz novas perspectivas sobre essa questão, explorando a eficácia dos Exergames (EXG) como ferramenta de intervenção neuropsicopedagógica.

Os autores desenvolveram uma versão digital de um conjunto de Intervenções Ludomotoras Neuropsicopedagógicas (ILN), chamado “Coordenando-se”. Essa versão, em forma de EXG, utiliza o kit Makey Makey como console, que transforma as versões em E.V.A. das figuras do ILN em “teclas”. Quando pressionadas, estas teclas disparam eventos no jogo, cuja velocidade aumenta à medida que o jogador acumula pontos.

O estudo analisou a autopercepção de 30 estudantes de escolas brasileiras de Joinville, SC, recorrendo à Escala de Adesão a Jogos Digitais na Educação. O objetivo era avaliar os aspectos motivacionais, experiencias e a capacidade de aprendizagem proporcionada pelo EXG desenvolvido. Os resultados apontam para uma impressão positiva dos estudantes e resultados preliminares promissores no que se refere à melhoria da capacidade de aprendizagem.

Este estudo abre um novo campo de investigação na área da neurociência. A abordagem inovadora de combinar elementos físicos e digitais em uma intervenção de aprendizagem tem potencial para oferecer novas maneiras de ajudar estudantes com dificuldades de aprendizagem. No entanto, é importante salientar que se trata de uma pesquisa preliminar. Apesar dos resultados promissores, a eficácia dos EXG como ferramenta de intervenção neuropsicopedagógica ainda precisa ser validada através de estudos adicionais e com amostras maiores.

Ainda assim, o artigo traz contribuições significativas, sugerindo que a integração de tecnologia e intervenções pedagógicas pode oferecer um caminho eficaz para enfrentar desafios de aprendizagem. Este é um campo emergente que certamente merece mais atenção e investigação por parte de neurocientistas e profissionais da educação.

Referência

Coacci, Veronica T., Cardoso, Fabrício Bruno, Braga, Lucianara, e Sholl-Franco, Alfred. Self-perception of Students About the Practice of Exergames in the School Environment and Possible Influences on Their Learning Skills: A Preliminary Study. US-China Education Review A, May-June 2023, Vol. 13, No. 3, 144-154. Disponível em: https://www.davidpublisher.com/index.php/Home/Article/index?id=49237.html Acesso em 26 set 2023.