Ciências e cognição

Integrando ciências da mente, cérebro e educação

Neuroeduc – Grupo de pesquisa em Neurociências Aplicadas à Educação

  1. DESCRIÇÃO (Objetivos, Equipe e outros dados)
  2. GRUPOS DE TRABALHO (GT – Linhas de Pesquisa)
  3. HISTÓRICO DE REUNIÕES (2015-2020)
  4. MATERIAL DE APOIO (acesso restrito)
    1. Tamanho de Amostra
  5. INSTITUIÇÕES RELACIONADAS

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES – 2022

As reuniões do grupo de pesquisa Neuroeduc (Neurociências Aplicadas à Educação) abertas ao público externo ocorrem 15:30 horas, conforme dias abaixo descritos. A sala é aberta 10 minutos antes do horário e o encerramento da reunião se dá às 16:45. 

  • As reuniões são divulgadas no site Ciências e Cognição, e em nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). 
  • A participação como ouvinte da reunião do grupo de estudos é permitida, mas não há emissão de certificado ou congênere.
  • A plataforma usada é a Jitsi, não havendo necessidade de baixar qualquer programa (salvo para quem for assistir pelo celular. Neste caso, acessar o link com antecedência para baixar o aplicativo). 
  • As reuniões são gravadas e poderão ser disponibilizadas integral ou parcialmente nas mídias e produções de Ciências e Cognição. Todos que desejem participar da reunião ficam cientes e concordantes de que suas imagens ou nomes, se exibidos durante o evento (em perguntas, intervenções, mosaico de participantes etc.) integrarão o registro audiovisual da reunião, autorizando o uso e a exibição da imagem contida no registro do vídeo. 

Data

Horário – Atividade

04/04/22

15:30 – Ciclo de Estudos: Teorias Contemporâneas da Aprendizagem (Acesso aberto ao Público)

Texto a ser discutido: Capítulo 7 – Abordagens múltiplas à inteligência – Howard Gardner (pp. 127-137)
Obra de referência: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
16:45 – Término
Para download do texto, clique aqui.
Link para a reunião: https://meet.jit.si/neuroeduc

02/05/22

15:30 – Ciclo de Estudos: Teorias Contemporâneas da Aprendizagem (Acesso aberto ao Público) – CANCELADA POR PROBLEMAS TÉCNICOS (SEM CONEXÃO)

Texto a ser discutido: Capítulo 1 – Uma compreesão abrangente sobre a aprendizagem humana – Knud Illeris (pp. 15-30)
Obra de referência: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
16:45 – Término
Para download do texto, clique aqui.
Link para a reunião: https://meet.jit.si/neuroeduc

 

A definir

Os encontros do segundo semestre serão definidos até a última reunião do primeiro semestre.

 

HISTÓRICO DE REUNIÕES

2021
DataHorário – Atividade
03 de Março18:00 – Ciclo de Estudos: Criatividade e Imaginação (L.S. Vigotski) – Clique aqui para baixar o texto que será discutido: Vigotski, L. S. (2014). Criatividade e Imaginação. In Vigotski, L. S. Imaginação e criatividade na infância (pp. 1-7). São Paulo: WMF Martins Fontes.
Texto citado durante a reunião: Estratégias semióticas no processo de aquisição da leitura e da escrita na primeira infânciaclique aqui
Gravação da reunião: https://youtu.be/1o4DEnUvmu0
07 de Abril18:00 – Ciclo de Estudos: Imaginação e Realidade (L.S. Vigotski) – Clique aqui para baixar o texto que será discutido: Vigotski, L. S. (2014). Imaginação e Realidade. In Vigotski, L. S. Imaginação e criatividade na infância (pp. 9-24). São Paulo: WMF Martins Fontes.
05 de Maio18:00 – Ciclo de Estudos: O mecanismo da imaginação criativa e A imaginação da criança e do adolescente (L.S. Vigotski) – Clique aqui para baixar o texto que será discutido: Vigotski, L. S. (2014). Capítulos 3 e 4 (pp. 25-44). In Vigotski, L. S. Imaginação e criatividade na infância (pp. 9-24). São Paulo: WMF Martins Fontes.
Gravação da reunião: https://youtu.be/6V8ja3BY6_k
09 de Junho18:00 – Ciclo de Estudos: Modificabilidade Cognitiva
Obra de referência: FEUERSTEIN, Reuven, et al.. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis: Vozes, 2014
Textos a serem discutidos:

– Capítulo 1 – A função do pensamento no aprendizado (pp. 25-32)
– Capítulo 2 –  O ser humano é modificável? (pp. 33-41)

– Capítulo 3 – Alterando a estrutura de aprendizado e de comportamento (p. 43-53)
– Capítulo 4 – Modificando a inteligência (P. 55-60
)
Para download dos textos – clique aqui
07 de Julho18:00 – Ciclo de Estudos: Modificabilidade Cognitiva
Obra de referência: FEUERSTEIN, Reuven, et al.. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis: Vozes, 2014
Textos a serem discutidos:
– Capítulo 5 – Mediando a experiência de aprendizagem (pp. 61-78)
– Capítulo 6 –  Criando as condições para o aprendizado bem-sucedido (pp. 79-92)
– Capítulo 7 –  Mediação para a diversidade humana (pp. 93-111)

09 de Agosto
(2a.-feira)
17:00 – Informes
17:15 – Ciclo de Estudos: Modificabilidade Cognitiva
Obra de referência: FEUERSTEIN, Reuven, FEUERSTEIN, Refael, FALIK, Louis. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis: Vozes, 2014.
Textos a serem discutidos:
– Capítulo 8 – A natureza do aprendizado na ausência da EAM (pp. 113-125)
– Capítulo 9 –  Reconhecendo e melhorando funções cognitivas deficientes (pp. 126-146)
13 de Setembro
(2a.-feira)
17:00 Informes (Acesso aberto ao Público)
17:05 – Ciclo de Estudos: Modificabilidade Cognitiva (Acesso aberto ao Público)
– Capítulo 10 – Avaliação cognitiva dinâmica (pp. 147-165)
– Capítulo 11 –  Criando mudança cognitiva estrutural 
(pp. 167-193)
04 de Outubro
(2a.-feira)
17:00 Informes (Acesso aberto ao Público)
17:05 – Ciclo de Estudos: Modificabilidade Cognitiva (Acesso aberto ao Público)
– Capítulo 10 – Avaliação cognitiva dinâmica (pp. 147-165)
– Capítulo 11
–  Criando mudança cognitiva estrutural (pp. 167-193)
08 de Novembro
(2a.-feira)
17:00 Informes (Acesso aberto ao Público)
17:05 – Ciclo de Estudos: Modificabilidade Cognitiva (Acesso aberto ao Público)
– Capítulo 12 – A preparação e a prevenção por meio da intervenção precoce (pp. 195-207)
– Capítulo 13 –  Formando ambientes de suporte 
(pp. 209-217)
– Capítulo 14 –  Novas descobertas da neurociência sobre a capacidade de mudança do cérebro/mente: um epílogo (pp. 219-235)
06 de Dezembro
(2a.-feira)
17:00Informes (Acesso aberto ao Público)
17:05 – Ciclo de Estudos: Teorias Contemporâneas da Aprendizagem (Acesso aberto ao Público)
Obra de referência: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
– Capítulo 11 – Cultura Mente e Educação – Jerome Bruner (pp. 187-198)
17:45 – Confraternização
Para download do texto, clique aqui.
Link para a reunião: https://meet.jit.si/neuroeduc
É sempre um prazer recebermos visitas em nossa “casa virtual”, sendo de bom tom deixar as câmeras abertas ao entrar na “casa do anfitrião”. Trata-se de uma reunião de um grupo de trabalho e não de uma ‘live’ para público anônimo. Permanências anônimas serão removidas da sala.

/////

Os comentários estão encerrados.