“O Uso de Exergames e sua Influência nas Funções Executivas e Desempenho Acadêmico de Crianças em Idade Escolar com Transtorno de Aprendizagem Específico? Uma Revisão de Literatura” (tradução livre do título, original em inglês)

Hoje gostaríamos de compartilhar com vocês a resenha de um artigo científico que aborda um tema bastante relevante: o uso de exergames e seu impacto nas funções executivas e no desempenho acadêmico de crianças em idade escolar com Transtorno de Aprendizagem Específico (TAE).

O Artigo “Does the Use of Exergames Have a Positive Influence on Executive Functions and Academic Performance of School-Age Children with Specific Learning Disorder? A Literature Review” (pp. 349-366) foi publicado no vol, 14, da revista científica *Creative Education* (2023).

Parte da consideração de que o TAE é uma condição que pode afetar a capacidade das crianças em aprender e executar tarefas acadêmicas de maneira eficaz. A busca por abordagens inovadoras e eficazes para auxiliar essas crianças é de extrema importância. Nesse contexto, o artigo investiga se o uso de exergames, jogos que combinam exercícios físicos com elementos de videogame, pode ter um impacto positivo nas funções executivas (como memória de trabalho, atenção e controle inibitório) e no desempenho acadêmico dessas crianças.

Os autores realizaram uma revisão de literatura abrangente, analisando estudos relevantes que exploraram o tema em relação a crianças com TAE. Eles observaram que alguns estudos sugerem uma melhora nas funções executivas e no desempenho acadêmico após a incorporação de exergames na rotina dessas crianças. No entanto, também ressaltam a necessidade de mais pesquisas para entender completamente esse impacto e os mecanismos subjacentes.

O artigo levanta questões intrigantes sobre o potencial dos exergames como uma abordagem complementar no tratamento do TAE. Embora os resultados sejam promissores, é importante lembrar que cada criança é única, e as abordagens devem ser personalizadas de acordo com suas necessidades individuais.

É empolgante ver a ciência explorando maneiras criativas de apoiar crianças com TAE. A interseção entre tecnologia, exercícios e aprendizado é fascinante, e esperamos que mais pesquisas continuem a investigar essa área emocionante!

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Coacci, V. , Cardoso, F. , Sholl-Franco, A. and Guimarães, C. (2023) Does the Use of Exergames Have a Positive Influence on Executive Functions and Academic Performance of School-Age Children with Specific Learning Disorder? A Literature ReviewCreative Education14, 349-366. doi: 10.4236/ce.2023.142023.