O artigo “Sound and Movement Hands-on Workshop as a Sensorimotor Stimulation Tool during Child Development”, de Aline Fernandes Bernal e Alfred Sholl-Franco, publicado em 2023, investiga uma abordagem inovadora para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. O estudo explora a eficácia de uma oficina prática que utiliza recursos musicais e técnicas de estimulação sensório-motora, partindo da aplicação de uma oficina, intitulado “Som e Movimento”, em ações itinerantes do Museu de Neurociências em diferentes espaços educacionais no Rio de Janeiro, Brasil.

Essa oficina foi concebida para envolver crianças em atividades que combinam música e movimento, facilitando o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais. Os autores elaboraram quatro atividades específicas: “Escravos de Jó”, “Música Corporal”, “Fazendo Ritmo” e um “Jogo de Memória de Cores/Sons”. Essas atividades foram projetadas para desenvolver a consciência corporal, direcional, espacial e temporal das crianças, além de outras habilidades sensório-motoras.

O estudo demonstrou uma ampla aceitação do público, atraindo a participação de 7.680 pessoas, incluindo crianças, adultos e pessoas com deficiência. Esta resposta positiva ressalta a eficácia da oficina usada como uma ferramenta de estimulação e educação. Os autores enfatizam a importância da estimulação sensório-motora no desenvolvimento infantil, destacando a música e o movimento como ferramentas poderosas para o crescimento neuropsicomotor. Além disso, os autores discutem como as atividades rítmicas e sonoras podem promover a neuroplasticidade e o desenvolvimento de habilidades perceptivo-motoras, como o esquema corporal, o controle postural estático e dinâmico, e a percepção do tempo e do ritmo.

Este estudo contribui para o campo da neuropsicopedagogia e da educação infantil, oferecendo uma metodologia prática e lúdica para apoiar o desenvolvimento infantil em múltiplos aspectos.

Referência:

Bernal, A.F., Sholl-Franco, A. (2023) “Sound and Movement Hands-on Workshop as a Sensorimotor Stimulation Tool during Child Development”. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v.15, n.2, p. 2424-2444, DOI: 10.55905/cuadv15n3-021