O livro “Arte+Ciência: o cérebro e o imaginário” é o resultado do processo de criação da exposição homônima, que foi montada no Museu da Justiça, em 2020, mas nunca chegou a ser apresentada ao público em face da decretação do lockdown em face da pandemia da Covid-19. O livro reúne não só as obras da exposição, mas também quatro capítulos com ensaios teóricos de pesquisadores relacionados com a interface entre arte e ciência.

A exposição Arte+Ciência foi uma mostra de arte que explorou o tema “cérebro e imaginário”, utiliza conceitos científicos e interfaces com as neurociências nas obras que a integravam. Apresentou-se, simultaneamente como experiência estética e divulgação científica. Buscou estabelecer uma interface entre a arte e ciência, ora inspirando a imaginação para a criação novas perspectivas sobre a ciência, ora partindo das atividades científicas como produtores de objetos de apreciação.

A exposição incluiu obras que utilizaram imagens obtidas a partir de materiais científicos, como microscópios e instrumentos de laboratório, bem como obras que abordam questões científicas e arteterapia.

Os ensaios que compõem o livro discutem a formação histórico-epistemológica da arte-ciência, a convergência entre arte e ciência como campo de pesquisa (neuroestética) e como arteterapia, bem como o levantamento histórico da Idade Média ao Renascimento sobre os processos históricos de aproximação entre ambos os campos.

O é esclarecedor e provocativo, incentivando a discussão sobre a relação entre a arte e a ciência, vistas como campos que podem ser complementares, influenciando-se mutuamente. Além disso, contribui para a conscientização pública sobre a importância da ciência e das artes na sociedade.

A obra foi organizada por Glaucio Aranha, que foi também o curador da exposição juntamente com Lucas Cavalcanti, e conta com quatro capítulos da autoria de Alfred Sholl-Franco, Andrea Lana, Elisabete Castelon Konkiewitz, Glaucio Aranha e Marcio de Paiva Delgado.

Embora a exposição nunca tenha sido aberta ao público, o livro trás a possibilidade do público conhecer as obras que compuseram a exposição. Entre os artistas que participaram da exposição e que estão representados neste livro-catálogo estão: Alfred Sholl-Franco, Álvaro da Silva Monteiro, Ana Luiza Pires de Almeida Moraes da Silva, Andreia de Vasconcelos Santos, Angelo Bruno, Camila Falchi, Edward Ziff, Georgina Faccini, Glaucio Aranha, Juliana Theberge dos Santos de Oliveira, Luiza Helena Guimarães, Monique Araújo de Brito, Olga Passos Ribeiro, P-ARTZ, Paula Chaves-da-Silva, Randolpho de Santana Julião, Ricardo Augusto de Melo Reis, Ricardo Dal Farra, Sheila Araújo, Silvana Allodi, Simone Vitale, Tatiana Sampaio Coelho, e Thalyta Priswa S. A. Paixão.

O livro foi publicado pela editora Ciências e Cognição e pode ser feito o download gratuito, clicando no link abaixo:

Glaucio Aranha (Org.). Arte-Ciência: o cérebro e o imaginário. 1a. Ed. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2023. Download gratuito