O canal de Ciência e Cognição, no YouTube (@canalcienciasecognicao), disponibilizou a primeira comunicação do painel temático TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM, que contou com a participação de Nicole Bonavita, Daniella Vasconcelos, Alfred Sholl-Franco e Glaucio Aranha. O primeiro painel tem o tema NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS E MOTIVAÇÃO foi apresentado por Nicole Bonavita.

O painel temático propôs um debate sobre a Teoria da Autodeterminação e suas aplicações na área de ensino e aprendizagem. Esta teoria, criada por Richard Ryan e Edward Deci, propõe uma divisão conceitual entre Motivação Controlada, que seria fazer algo na intenção de obter alguma recompensa, e Motivação Autônoma, que seria fazer algo com um senso real de interesse e prazer. Diversos pesquisadores vêm aprofundando e discutindo esta teoria e defendem que, quando pessoas são motivadas de forma autônoma, o desempenho, o bem-estar e o engajamento são maiores e mais significativos do que quando o indivíduo está sendo controlado em sua motivação. O tema será discutido em diferentes contextos de ensino-aprendizagem.

O painel fez parte das atividades da 3ª edição do ‘Festival do Conhecimento‘, da UFRJ, de 2022, que aconteceu entre os dias 09/08/22 e 02/09/22, o evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Estão disponíveis, ainda, a versão integral do painel e suas comunicações individualizadas, conforme links abaixo:

Como citar este vídeo (ABNT):

CIÊNCIAS E COGNIÇÃO. Teoria da Autodeterminação da Motivação no Ensino Aprendizagem – Painel temático Completo. YouTube, 22 de abril de 2023. Disponível em: https://youtu.be/19G4_udbT7g